30 maio 2010

São Domingos é bicampeão na Copa Governador do Estado

O São Domingos conquistou na noite deste sábado, 29, o bicampeonato na Copa Governador do Estado 2010. A vitória veio em cima do América, em um jogo repleto de lances perdidos que poderiam ter dado o título àquela equipe com um placar largo. As torcidas, em meio a um Batistão vazio, deram um show à parte. Nas etapas normais o jogo terminou empatado em 1 a 1. O resultado levou a disputa do título para os pênaltis, quando o São Domingos definiu o placar em 2 a 0.
No primeiro tempo a partida começou ágil, mas terminou com um meio de campo atrapalhado nas duas equipes, que erravam passes na aproximação da área e realizavam toques de bola fracos. O São Domingos chegou perto de marcar o primeiro gol aos 24 minutos, quando Fernandinho avançou na área, mas, ao chutar forte, o juiz marcou impedimento. O jogador ainda tentou novamente, aos 29 minutos, quando recebeu uma bola cruzada na grande área, mas na finalização mandou pela linha de fundo.
Placar só veio mudar no segundo tempo de jogo
Aos 42 minutos o América sofreu um desfalque que por pouco não o fez entregar a vitória de bandeja ao adversário. Marcos Vinícius foi expulso quando matou a jogada de Nivaldo, do São Domingos, que partia para o contra-ataque e foi derrubado. O atleta americano se recusava a sair do campo e a polícia por pouco não precisou intervir.
Foi na segunda etapa de jogo, entretanto, que vieram as maiores emoções. Logo nos três primeiros minutos Nivaldo e Fio realizaram uma jogada que por pouco não abriu o placar, mas a bola saiu pela linha de fundo. Logo depois, aos 6 minutos, Fio marcou o primeiro gol e a torcida foi ao delírio. Não satisfeitos, os torcedores aos gritos pediam mais um. Nem mesmo com as quatro tentativas subsequentes, quando a bola ficou na cara o gol, foi possível realizar o desejo do público.
Disputa foi para os pênaltis e o São Domingos marcou 2 a 0
Foi já no finalzinho que o América – com um jogador a menos - aproveitou um vacilo do adversário, que já estava em clima de vitória, e empatou o placar. Luiz Cláudio fez o gol aos 13 minutos, após uma cobrança de falta, mandando a bola pela direita do gol. Nem mesmo os 4 minutos de acréscimo foram suficientes pra que o São Domingos decretasse a vitória e a disputa foi para os pênaltis.
Cobraram, pelo América, Luciano Baiano, Giovani, Tiago, Alan Dinamite e Luiz Cláudio. Mas nenhum deles conseguiu vencer a trave ou o goleiro Ivan. Pelo São Domingos cobraram os Pênaltis Fabinho, que marcou, Lelê, que mandou pra fora, e, por último, Edinho, que ao marcar o segundo gol dispensou a atuação de Romão e Fio. Final da partida: 2 a 0 para o São Domingos.

18 maio 2010

Futebol Sergipano é desorganizado, e Federação é ultrapassada.

O Futsal sergipano já ultrapassou em público, em qualidade e em projeção o futebol de campo no estado. Isso se dá graças ao processo ultrapassado e sem criatividade pelo qual passa o futebol sergipano.

O Campeonato de 2010 era uma desorganização total, as partidas não aconteciam na data correta, nada de planejamento antecipado, os campos interditados, reformas, escândalos. É muita desorganização federativa ... Coisa demais para descrever em poucas linhas.

Além de tudo, não há participação ativa do poder estatal, ficando quase tudo apoiado na iniciativa privada, porém, Sergipe não possui grandes empresas capazes de patrocinar grandes clubes, o estado oferece muito pouco para se dizer que possui um campeonato. Não existe incentivo ao público para comparecer os estádios, tornando os jogos um verdadeiro passatempo de poucos; o esporte de todos atrapalhava mais do que ajudava, por mau planejamento.

Não há sequer propaganda intensiva em meios de comunicações, incentivando o futebol; não há sorteio; não há grandes contratações; a imprensa sente dificuldade de conseguir patrocínio para transmitir um futebol apagado. Quem vai para os campos não vê o futebol que escuta nos rádios.
Ou seja, o futebol sergipano está morrendo. Ou muda tudo e renasce um novo projeto, ou o futebol de campo se transformará em Sergipe um coadjuvante do futsal.

VENÂNCIO DIZ QUE FUTEBOL SERGIPANO ACABOU

A situação do futebol sergipano foi o tema do pronunciamento do líder da oposição, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), na sessão desta terça-feira, 18, da Assembleia Legislativa. O parlamentar disse que, lamentavelmente, o futebol em nosso Estado chegou ao fundo do poço com a administração da Federação Sergipana de Futebol (FSF) sob a direção de José Carivaldo de Souza, que há mais de 20 anos está no cargo de presidente. “Nesse período ele conseguiu, aos poucos, dizimar, acabar, destruir o futebol sergipano”, disse.

O deputado citou o exemplo da Copa Governador Marcelo Déda, onde nem todos os times de Sergipe convidados quiseram participar, ficando de fora equipes como Itabaiana e Olímpico de Itabaianinha. Venâncio disse que a definição dos jogos foi feita a critério do presidente da FSF, sem a realização de sorteio, “para privilegiar algum time que ele tinha interesse”, completou.

Para ele, o fracasso da competição, iniciada no último final de semana, é a ausência de torcedores no estádio. No primeiro jogo, entre as equipes do São Domingos e River, o público pagante foi de 95 pessoas e 120 espectadores entraram de graça. O segundo jogo, Confiança e América de Propriá, teve público pagante de 85 pessoas. “Isso é uma prova da falência. O futebol sergipano acabou”, afirmou.

Venâncio Fonseca avaliou que por conta da maneira arcaica de Carivaldo de Souza administrar a Federação Sergipana de Futebol ele conseguiu destruir por completo o futebol no Estado. “Nós que gostamos de esporte estamos conclamando os desportistas sergipanos para que possamos iniciar um trabalho em prol da salvação do nosso futebol. E para que isso aconteça temos que retirar da presidência da Federação Carivaldo de Souza”, finalizou o deputado progressista.

12 maio 2010

São Domingos em busca da Copa Governador

Os dirigentes do São Domingos estão preparando a equipe pra a partida de estréia na Copa Governador do Estado, sábado contra o River Plate no Batistão. O diretor de Futebol Elenilson Silva disse que a equipe está muito bem preparada para a competição.Ele fez algumas criticas, por não entender os critérios adotados na definição dos grupos da competição.
Atual campeão da competição, o São Domingos pretende repetir o feito do ano passado e conquistar novamente a Copa Governo do Estado, competição essa que garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2011.
A diretoria do São Domingos manteve 90% do elenco que disputou o Sergipano 2010 e contratou mais cinco reforços, dois deles conquistaram a copinha ano passado, pelo próprio São Domingos, trata-se do ala esquerdo Fernandinho e do goleador André Saúde, ambos defenderam o América de Propriá no estadual deste ano.

03 maio 2010

Quem diz o que quer, ouve...o que gosta

Noite da sexta-feira (16/04). Carnaval fora de época em Itabaiana. O ex-prefeito de Lagarto Zezé Rocha e os deputados federais Albano Franco, Jerônimo Reis e Jackson Barreto conversavam entre si no camarote do prefeito Luciano Bispo. Uma liderança comunitária de Lagarto, com parentesco com o ex-presidente da SMTT de Aracaju e atual secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, cumprimentou o grupo.

Apesar da ligação familiar com um correligionário do governador Marcelo Déda, o líder comunitário lagartense é aliado do ex-governador João Alves Filho desde 2006. Foi acolhido na roda de políticos naturalmente, menos pelo deputado federal Jackson Barreto, que despachou um dos seus gracejos: “Doutor João vai levar fumo em outubro”. Teve como resposta o óbvio: “Quem gosta de fumo é você, Jackson”! Fim de papo e a festa continuou...

Quem diz o que quer, ouve...