06 junho 2008

Venâncio volta a reclamar da insegurança no Estado

O líder da bancada de oposição na Assembléia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna para reclamar da falta de segurança em Sergipe. Segundo o parlamentar, a situação é próximo de desesperadora, seja na capital ou no interior.
“O povo de Sergipe está assustado com o crescimento absurdo da violência em Sergipe. O clima é de intranqüilidade total. Em Pedrinhas, por exemplo, nos últimos dias foram registrados assaltos à mão armada em lotérica, loja de material de construção, na secretaria de Ação Social, na agência dos Correios e no matadouro.
E quando você procura a delegacia de polícia, apenas dois policiais compõem o efetivo e sequer podem sair de lá para não deixar os presos sem vigilância.
Outro detalhe daquele município é que na Delegacia, dos 12 presos atuais, oito deles vieram de Estância, que é uma cidade bem maior, mas a sua delegacia não tem xadrez”, denunciou Venâncio Fonseca.
O deputado disse que “pior é que quem sustenta as delegacias no interior do Estado não é o governo de Marcelo Deda ou a SSP, mas as prefeituras municipais. São os prefeitos que cobrem as despesas com alimentação, combustível, funcionários e material de limpeza. Isso não é justo porque Marcelo Deda chegou com a proposta de fazer um governo diferente e disse que não aceitaria estes ‘convênios’ com as delegacias porque com a interferência dos prefeitos, os delegados perdiam a autoridade.

Deda disse que a obrigação de zelar pelas delegacias é do Estado, mas se os distritos já funcionam mal com a ajuda dos prefeitos, como ficariam sem este apoio?”, questionou.
“Os prefeitos já estão com as suas finanças sacrificadas e não podem sustentar a segurança pública.

Em Macambira, por exemplo, o prefeito está vindo a público para reclamar da insegurança, da falta de policiamento.
O quadro é tão grave que o Ministério Público ainda pede a interdição de várias delegacias.
Agora vejam que absurdo: em uma matéria publicada no Jornal Correio de Sergipe, vem a tona que, em 2007, foram registrados 450 assaltos a ônibus em Aracaju, sendo que em 2008, em apenas cinco meses, já foram registrados 505 assaltos, sendo que são 101 por mês e mais de três assaltos por dia! Isso é alarmante e a SSP tem que tomar as providências urgentes.
Em Monte Alegre, por exemplo, o esposo de uma das vítimas daquele incidente em 2007 deu uma entrevista recente dizendo que a situação de insegurança é a mesma, que nada mudou. Agora a polícia tem gás de pimenta para jogar nos torcedores, jogadores de futebol e nos estudantes, mas será que está faltando ‘gás’ a tropa para combater os marginais?”, alfinetou.

Nenhum comentário: