02 julho 2011

Rádios comunitárias na bronca com o Governo do Estado


 O Governo do Estado, através da FUNDAP - Fundação Aperipe, firmou convênio no ano de 2010 com 15 emissoras de rádio comunitárias do estado. O convênio de sete meses iniciou-se em setembro de 2010 e terminou em abril de 2011. As rádios comunitárias cumpriram fielmente os termos do convênio, porém até o presente momento o Governo/Aperipe só pagou dois meses(SAODOMINGOS FM recebeu apenas um mês, faltam 6 meses a receber), sendo que os outros 05 meses não foram pagos. O presidente da FESERCOM – Federação Sergipana de Rádios Comunitárias, procurou o Governador Marcelo Deda quando o mesmo esteve em Lagarto inaugurando a Delegacia Regional e a Rodoviária, e na oportunidade o governador falou com o Secretario de Estado da Fazenda autorizando o repasse dos recursos para APERIPE.


A solicitação foi atendida prontamente e os recursos estão nos cofres da Aperipe. Quando pensávamos que tudo estava resolvido, a Presidente da Aperipe, Senhora Indira Amaral, se afastou do cargo. A Aperipe ficou sem presidente por um tempo, e semana passada foi nomeado interinamente um servidor de carreira da FUNDAP para responder provisoriamente pela pasta. Jeferson nos recebeu em seu gabinete e mostrou como se daria os pagamentos.


Aloísio Andrade, "Prefeitinho"
De lá para cá, já se passaram 15 dias e o crédito não foi feito na conta das emissoras. As dificuldades segundo ele esbarram na burocracia governamental. Segundo Aloisio Andrade, presidente da FESERCOM – Federação Sergipana de Rádios Comunitárias, os radiodifusores comunitárias exigem tratamento igualitário com os demais meios de comunicações do estado. “Hoje falamos para mais da metade da população sergipana, a população das cidades interioranas onde estão instaladas as rádios comunitárias preferem ouvir a programação da rádio local, mas pelo visto o governo não entende assim, lamentamos.”, disse Aloisio Andrade.


Aloisio disse também que lamenta o comportamento da classe política, que se utilizam deste importante meio de comunicação nas suas eleições e neste momento dão as costas. Deputados federais, senadores e deputados estaduais receberam ofício onde foi relatado o problema e até agora nenhum parlamentar se reportou ao assunto.

Aloisio Santos Andrade disse que estará indo ao Palácio esta semana e esperamos que o Governador nos receba e encontre uma solução. “Tivemos alguns gastos confiando no pagamento e agora estamos passando por dificuldades financeiras. Isto não é justo, devendo e tendo onde receber, sem receber.”, disse o presidente da FESERCOM, Aloisio.
 
Por Portal Lagartense

Nenhum comentário: