26 julho 2011

Transcrição de parte da Entrevista de Hélio Mecenas

Veja parte da transcrição da entrevista de Hélio Mecenas no Programa SãoDomingos Notícias da SãoDomingosFM, comandado pelo Professor Elenilson Silva.
Veja:


Professor  Elenilson:
São 06:49 estamos conversando com o ex-prefeito Hélio Mecenas. Ex-prefeito é o seguinte, tá chegando aí a festa do nosso Santo padroeiro São Domingos de Gusmão, festa do caminhoneiro, e eu até chamei a atenção aqui no nosso programa, da ausência do nome da prefeitura no cartaz da festa do padroeiro aqui de São Domingos, eu queria que o senhor me desse sua opinião sobre isso, o que aconteceu pra o nome da prefeitura não está presente no cartaz da festa, e hoje parece que já tá de forma clara o posicionamento político do Padre aqui de São Domingos.

Hélio Mecenas:
Isso é uma vergonha!
Na realidade é uma vergonha o que esse Pastor da Igreja Católica tem feito em São Domingos.
O povo de São Domingos é, em sua essência, em sua maioria, um povo católico.
Um povo que tem em toda a sua história buscado o ensinamento de Deus na Igreja Católica, e vem esse cidadão, o prefeito atendendo, e você é testemunha que, não tem 15 dias você tava lá junto com a gente no jantar na casa do prefeito, com ele sentado (Padre), conversando, agradecendo o que já foi feito pela Igreja de São Domingos, e de repente retira o nome da prefeitura, como se a prefeitura não participasse.
Eu acho uma vergonha.
É realmente ele busca isso para manter uma mentira, que é o que ele tem feito junto ao povo de São Domingos, mentindo.
Ele quis mudar o lado da Igreja, já querendo criar atrito pensando que a gente iria se incomodar.
Olhe Padre, na Igreja quem manda é o Padre, o dono da Igreja é o Padre.
O Padre bota ela de banda, de lado, se não tiver gostando de uma praça ele coloca em outra, mas pra isso ele precisou de Hélio Mecenas, de Robson Mecenas, dos nossos Vereadores, que foi quem autorizou ele a fazer a ampliação da Igreja.
Ele simplesmente, já com esse documento na mão, fez da maneira que achou conveniente pra ele, não para o povo de São Domingos.
Muito embora ele tenha dito: “ninguém foi contra”, ninguém vai ser contra a um Padre para efeito de coisas da Igreja.
Então ninguém foi contra porque ninguém quis se  manifestar.
E o povo de São Domingos, já vivia cansado de ver Padre se envolvendo na política sem buscar ajudar ao povo de São Domingos.
Então o que ele mostrou é que é um ingrato.
Todo mundo sabe da luta que nós tivemos pra transformar São Domingos em Paróquia.
Eu lembro muito bem, quando aquelas pessoas que estavam à frente naquela luta pra transformar, que nos procuraram e nós fomos até o Bispo, o Arcebispo disseram que, pra São Domingos se transformar em Paróquia, havia a necessidade de um veículo, a necessidade que a comunidade de São Domingos de todos esses aviamentos que o Padre tem usado dentro da Igreja, a Casa Paroquial tem que ter toda infra-estrutura e nós colocamos tudo isso a disposição da Igreja.
Demos um veículo, que eu inclusive nem sei pra onde foi, se esse veículo ainda continua a disposição da Igreja, todos os paramentos do Padre, da missa e da casa paroquial, foi todo doado na época que Hélio Mecenas era prefeito, e não necessitou fazer campanha com a comunidade.
Ele infelizmente nega tudo isso.
Com relação à construção da Igreja, foi colocado tudo a disposição, mas o problema desse Padre é que ele tem 14, 14, olhe Padre você tem 14 motivos pra dizer ao povo de São Domingos por que não colocou administração do prefeito Robson Mecenas no cartaz da Igreja.
Mas isso não importa em nada, o importante é que todo mundo de São Domingos continue com a sua religiosidade, freqüentando a Igreja.
Eu mesmo já freqüentei a Igreja, não há essa disputa, a disputa que a gente quer é com o Padre político Benjamin!
Agora com o pároco da Igreja de São Domingos, com aquela pessoa que está à frente da Igreja Católica de São Domingos nós não temos problema nenhum, vamos freqüentar a Igreja.
Eu inclusive estou fazendo dois batizados agora no próximo mês de agosto, batizando 2 afilhados, duas crianças, e vou à Igreja matriz de São Domingos de Gusmão.
Nós não temos nenhum problema com  o Padre da paróquia de São Domingos, agora com o senhor Benjamin que quer fazer uma política de baixo nível, achando que a gente está em São Domingos pra esquecer essa baboseira.
Um trabalho social ele não tem até hoje, tudo que esse Padre fez de dar doação de cestas de alimentos quando Hélio era prefeito, essas festas que ele já fez, arrastão, todos os arrastões que o Padre Benjamin fez em São Domingos foi quando Hélio Mecenas era prefeito, porque Hélio Mecenas era quem pagava todas aquelas camisas que ele vendia, os serviços dos trios elétricos com as bandas, todas aquelas bandas que ele fazia campanha que recebia que vendia os quites, era Hélio Mecenas quem pagava, então aonde é que está a ausência?
Robson tem ajudado esse Padre todas às semanas, ele até um dia desses estava reclamando, ah que tem duas semanas em atrasos, como se fosse uma obrigação de dar.
Ele não conta isso pra comunidade de São Domingos, então ele que transformar uma administração boa em um sistema político dele, já que o sonho dele desde 2006 quando ele chegou a São Domingos que é ser Prefeito de São Domingos.
É porque ele acha que o povo de São Domingos ver a figura do Padre como o dono da cidade, não, o povo de São Domingos ver a figura do Padre como representante de Deus na sua comunidade, o Padre é o representante de Deus, do Papa, do Bispo na nossa comunidade, agora não é o representante do povo politicamente.
Só que ele queria ser as duas coisas, representante de Deus e do Papa em nossa comunidade e queria também ser o prefeito de São Domingos que o sonho.
Que na  realidade vem criando problemas em todos esses anos.
Em 2008 esse Padre criou enormes problemas dentro do grupo, só que eu tive que contornar, se filiou ao partido.
Um dia ele chegou la com as fichas do PSB que queria ser o presidente do PSB, eu disse Padre deixe isso pra lá, se filie em nosso partido.
Nunca deixei de conversar com ele as coisas, mas ele vivia pelos bastidores criando problemas para Hélio Mecenas, criando problemas para o grupo, e nós nunca nos incomodamos porque politicamente, politicamente, eu não vejo o Padre Benjamin como representante de nada.     
Eu queria até que ele se submetesse realmente a candidato.
Até recentemente ele  mandou fazer uma pesquisa e teve 0,5%.
Isso é uma demonstração que o povo quer carinho, que o povo tem carinho, que o povo tem amor, que o povo tem religiosidade pelo Padre, pelo seu Pároco, pelo Pastor que está em sua Igreja, mas a figura política do Padre Benjamin não representa nada em São Domingos.
E ele se quiser fazer esse teste, seria bom que agora no próximo ano ele fizesse um teste, fosse um candidato, mostrasse que realmente o cidadão Padre Benjamin tem trabalho prestado junto à comunidade de São Domingos pra fazer.
E o que ele fez com o prefeito Robson retirando o nome da prefeitura é uma vergonha.
Eu acho que ele devia se penitenciar, muito embora o quem todo mundo observa são as mentiras deslavadas que esse Padre tem feito junto ao povo de São Domingos.
Ele chega aos locais não diz, olhe eu realmente purifica mente eu não gosto dessas pessoas, agora eles tem realmente buscado ajudar a Igreja, bem como a formação moral e religiosa  do povo de São Domingos.
Mas, Elenilson,  a festa é do povo de São Domingos, o Padre Benjamin vai está hoje em São Domingos, amanhã ninguém sabe aonde vai está, e nós vamos está todos na procissão vamos participar de todos os eventos.
E tenho certeza que não é isso que vai fazer com quer o prefeito Robson Mecenas deixe de ajudar tanto a Igreja, bem como, deixar de trabalhar muito em pró e em benefício do povo de São Domingos, independente dessa vontade política que o Padre realmente quis criar.
Um problema político, tem até inclusive sido uma vergonha pra ele, o que ele tem é realmente 14 motivos pra dizer ao povo de São Domingos porque não botou o nome da prefeitura no cartaz.
Mas isso é coisa que já passou daqui a 20 dias termina a festa de padroeiro e nós vamos aguardar o próximo, se ele ainda for o pároco de São Domingos, nós vamos verificar se ele vai se arrepender e colocar o nome da prefeitura no cartaz do próximo ano.

Nenhum comentário: