26 maio 2008

Enfermagem: a arte de lidar com seres humanos

Por muito tempo quem decidia ingressar na área da saúde optava pelo curso de Medicina, sendo Enfermagem a segunda opção. Hoje em dia a realidade é outra. A procura pelo curso cresceu e enfermeiros, cada dia mais, são respeitados e admirados. A Professora Mestra e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Cássia Silva Faro, afirma que o profissional de enfermagem conquistou seu espaço através do conhecimento científico. “Desenvolvendo o trabalho com ética, mostrando eficiência e conhecimento, o profissional ganhou visibilidade e respeito na comunidade”
Existe ainda a possibilidade de atuar no segmento que o aluno adquira maior afinidade, fazendo uma Especialização referente à área escolhida, podendo ser em: Saúde da Família, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Centro Cirúrgico, Enfermagem do Trabalho etc.
Na profissão ainda há algumas dificuldades a serem solucionadas como as condições de trabalho em alguns hospitais e a falta de políticas públicas de saúde. “Mas quando você trabalha com o doente, recupera sua saúde e devolve a integridade dele, é a glória!”, conta Cássia.

Nenhum comentário: