16 maio 2013

Dilma sanciona MP que refinancia dívidas dos Municípios com INSS


A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou nesta quarta-feira (15) a medida provisória 589/2012, que trata do parcelamento dos débitos previdenciários de Estados e municípios. A definição da nova lei, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (16), teve a participação decisiva do deputado federal que dialogou com prefeitos para formatar a medida de acordo com as demandas dos municípios.
Na sanção, a presidente Dilma manteve no texto a inclusão, feita pelo Congresso Nacional, do parcelamento de débitos desses entes federados com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Estas dívidas já haviam sido objeto de parcelamento pela MP 574/2012, com prazo de negociação até 30 de setembro daquele ano.
O ex-prefeito de São Domingos/SE Robson Mecenas solicitou o parcelamento no ano de 2012. 
A lei sancionada nesta quarta-feira amplia as parcelas de 180 para até 240, reduz multas e juros e amplia os débitos passíveis de parcelamento: de até 31 de dezembro de 2011 para até 28 de fevereiro de 2013. A nova lei também beneficia os Estados e Municípios no cálculo da contribuição que eles fazem para o Pis/Pasep, que corresponde a 1% das receitas correntes arrecadadas e das transferências correntes e de capital recebidas.
 Mais da metade deste total, R$ 5,6 bilhões, referiam-se a apenas 25 municípios. 
Somente 12% dos municípios não têm dívidas previdenciárias.
O primeiro ponto relacionava-se a extensão do prazo de competência para a apuração da dívida.. “Na negociação com o Governo Federal conseguimos aprovar um prazo ainda maior: 28 de fevereiro de 2013”, 
 Neste caso, conseguimos reduzir o percentual de 2% para 1% da receita ou ainda permitindo que o refinanciamento seja pago em até 240 parcelas, prevalecendo o de menor valor, o que for melhor para o município”, explicou o parlamentar.
Conseguimos aprovar uma redução de 100% das multas e de 50% dos juros.
Além disso, a MP permitirá que as prefeituras que já tenham optado pelo parcelamento possam repactuar os respectivos débitos segundo as novas regras previstas da nova legislação sancionada nesta quarta pela presidente Dilma Rousseff.



Nenhum comentário: